Aprenda Desenhar

tecnicas desenho

Procurando por técnicas de desenho? Vamos conferir quais são essas técnicas e qual o tipo de treinamento você precisa para aprender a desenhar como Leonardo da Vinci. Vamos lá?

Desenhar não é uma questão de apenas de talento, você pode aprender como tudo funciona e praticar algumas técnicas de desenho capazes de transformar você em um(a) desenhista tão habilidoso(a) quanto Leonardo da Vinci. Muitos pensam que a as técnicas de desenho foram elaboradas há pouco tempo, mas a realidade é que esse conhecimento remonta há séculos atrás, perdendo-se na história da arte plástica.

Domine as Técnicas de Desenho e Torne-se um Artista

É verdade. Você já é um adulto, mas desenha como criança, não é mesmo? E porque 99% das pessoas continua desenhando assim? Existe um motivo por trás de tudo isso: a forma como seu cérebro interpreta o mundo a sua volta. Parece complicado, mas tudo se resume em mudar a forma como pensa sobre objetos e formas. O desenhar à mão livre exige que os símbolos sejam substituídos por linhas e formas. Esse treinamento em seu cérebro pode ser realizado através de exercícios simples que ajudam o futuro artista a pensar com o Lado Direito do Cérebro (responsável pelo raciocínio perceptivo/criativo).

Características do Lado Esquerdo do Cérebro

Verbal

Usa palavra para manobrar, descrever e definir.

Analítico

Soluciona as coisas passo a passo e parte por parte.

Simbólico

Usa um símbolo para representar algo.

Abstrato

Toma um pequeno fragmento de informação e usa-o para representar o todo.

Temporal

Leva em conta o tempo e a ordem das coisas em sucessão.

Racional

Extrai conclusões baseadas nas razões e nos dados.

Não Espacial

Não vê as relações entre uma coisa e outra, e como as partes se unem para formar um todo.

Características do Lado Direito do Cérebro

Não verbal

Tem conhecimento das coisas, através de uma relação não verbal.

Sintético

Une as coisas para formar todos os conjuntos.

Concreto

Relaciona-se com as coisas tal com são e no momento presente.

Analógico

Observa semelhança entre as coisas, compreende as relações metafóricas.

Atemporal

Não tem sentido de tempo.

Não racional

Não necessita basear-se na razão nem nos danos.

As 5 Técnicas mais Importantes do Desenho à Mão Livre

1. Luz e Sombra – Usada para criar o efeito de volume no desenho. Usando apenas essa técnica você será capaz de criar um efeito de profundidade em seu desenho.

2. Ponto de Fuga – Quando desenhamos o assunto em uma composição temos linhas de referência por toda parte. O ponto de fuga é um ponto no espaço onde essas linhas se convergem. Muito útil como ferramenta de referência no posicionamento de formas no seu desenho.

3. Perspectiva – Como ainda não é possível desenhar em 3D, podemos enganar o cérebro usando objetos sobrepostos para cria a ilusão de profundidade. Essa técnica é comumente usada em conjunto com a do Ponto de Fuga.

4. Proporção – Como saber o tamanho de uma pessoa em diversos pontos da composição? Ou mesmo, como desenhar o nariz do tamanho compatível com os olhos? Tudo isso é possível graças a técnica de desenho chamada Proporção. Ao usá-la seu desenho se tornará cada vez mais realista, principalmente para o desenho da figura humana, onde as proporções são definitivas para o reconhecimento facial no desenho.

5. Composição – Existem regras para compor uma fotografia, essas foram tiradas do mundo do desenho e da pintura. Se você pensar por esse ângulo, verá que a Mona Lisa é um retrato e foi composto para distribuir todos os elementos dentro do quadro.

Desenhe, Desenhe, Desenhe

Desenhar todos os dias é o caminho para a perfeição. Mas antes, aprenda as técnicas de desenho descritas acima, essa é a única forma de poupar séculos de aprendizado. Ninguém quer esperar 500 anos para aprender a desenhar, não é mesmo?

Bons desenhos!

Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender a desenhar partindo do ZERO, recomendo que aproveite esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO



Categorias

rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Curso de Desenho Club acredita que a arte do desenho transforma a percepção e abre novas oportunidades de desenvolvimento. Acima de tudo, acreditamos que o desenho artístico é uma habilidade essencial para todos e que precisa ser trabalhada a ponto de libertar novos e talentosos artísticas ao redor do mundo.