Aprenda Desenhar

sensazioni

Um italiano de 22 anos, chamado Diego Fazio deixou seu estúdio de tatuagens para se dedicar ao desenho realista. Dono de um talento genial e uma paciência de Jó, Diego é capaz de produzir luzes e sombras realmente impressionantes. Continua...

Imagine que para alcançar a perfeição é necessário capturar a imagem com extrema riqueza de detalhes. Para a imagem que você confere abaixo, "Sensazioni", foram aplicadas 200 horas de trabalho. Não é possível fazer um desenho desses em meia hora, então se você quer se dedicar a esse tipo de arte, precisa exercitar suas técnicas de desenho, principalmente as de luz e sombra.

Como Fazer um Desenho Realista

Esse tipo de trabalho exige um lápis bem escuro, aliás, mais de um tipo de lápis é utilizado para fazer isso. Observe como as sombras são escuras – esse tipo de contraste é responsável pelo realismo. Se você tentar desenhar isso com um lápis escolar, provavelmente vai conseguir apenas alguns poucos tons de cinza. Nesse caso, você precisa de tons muito claros e também muito escuros.

sensazioni by diego

sensazioni2

É mais fácil fazer desenhos realistas em preto-e-branco

Se você se lembra, o antigo pintor Caravaggio é conhecido pelo realismo de suas obras. Se você observar as obras desse artista, verá um pouco menos de realismo, isso porque os quadros estão velhos e foram pintados em cores. Quando se trabalha com cores o realismo fica ainda mais difícil, pois você tem que imprimir muito mais informação na imagem.

Caravaggio Sao Jeronimo escrevendo
Caravaggio: São Jerônimo escrevendo, 1606, 112x157 cm, Galeria Borghese, Itália

cupido Caravaggio

Detalhe de "Amor vincit omnia", 1602-03, óleo sobre tela, 156 x 113, Staatliche Museum, Berlim, Alemanha

caravaggio rapaz com cesto frutas

Rapaz com cesto de frutas, 1593, óleo sobre tela, 70 x 67 cm, Galeria Borghese, Roma

Michelangelo Caravaggio tocador-de-alaude

O tocador de alaúde, 1595-96, óleo sobre tela, 100 x 126 cm Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia

Caravaggio-repouss na fuga para Egito

Repouso na fuga para o Egito, 1596-97, óleo sobre tela, 135 x 166 cm, Galeria Doria-Pamphilij, Roma

Caravaggio-os-trapaceiros

Os Trapaceiros, 1594-95, óleo sobre tela, Kimbell Art Museum, Fort Worth, EUA

O realismo de Caravaggio pode ser alcançado com muito trabalho, mesmo nos dias atuais. Liberte o artista em você!


Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender a desenhar partindo do ZERO, recomendo que aproveite esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO



Categorias

rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Curso de Desenho Club acredita que a arte do desenho transforma a percepção e abre novas oportunidades de desenvolvimento. Acima de tudo, acreditamos que o desenho artístico é uma habilidade essencial para todos e que precisa ser trabalhada a ponto de libertar novos e talentosos artísticas ao redor do mundo.