desenho grade

Criar desenhos ampliados, partindo de pequenas figuras é algo extremamente interessante e prazeroso. Pode ajudar e muito a desligar as representações lógicas do seu cérebro esquerdo. Vamos descobrir como fazer esse tipo de ampliações usando uma técnica de desenho simples. Confira!

Essa é uma questão muito interessante, pois a resposta garante muito poder a quem conhece essa "técnica de desenho". A ideia por trás disso é pegar uma pequena figura, uma foto ou desenho, e ampliá-la para um tamanho muitas vezes maior. Isso é possível e a técnica é capaz de ampliar a imagem sem comprometer a proporção da figura.

A técnica em questão é chamada de "Scaling", constitui-se de uma "grade" que serve basicamente como uma escala de referência para o desenho ampliado. Você pode usar essa grade para ajudar a manter as proporções do desenho ampliado, idênticas as da figura original.

Usar a técnica de Scaling é muito fácil:

haley-berry foto-gridPrimeiro – Desenhe uma grade sobre a figura a ser ampliada. A grade é formada de linhas verticais e horizontais que formam pequenos quadrados (de tamanhos iguais), esses formarão blocos a serem desenhados. Dependendo do tamanho da imagem, você pode criar pequenos quadrados de 1 cm x 1 cm na imagem original.

Segundo – Se você deseja ampliar a imagem em 2x (duas vezes), basta desenhar quadrados medindo 2 cm x 2 cm na folha de papel que receberá o desenho ampliado.

Terceiro – Comece desenhando o quadrado 01, baseando no que é visto dentro do quadrado 01 da figura original. Faça isso com todos os quadrados. No final você terá desenhado toda a figura, com as mesmas proporções.

Haley-Berry-Portrait-Grid

Você pode usar essa técnica também para o desenho a mão livre, mas isso nós estaremos discutindo durante o Curso de Desenho Online.

Abraço!


Curso de Desenho